Nihongo Gakkou
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo )

+2
Demi CG Illustrator
MaBi
6 participantes

Ir para baixo

Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo ) Empty Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo )

Mensagem por MaBi Qua 17 Ago 2016, 21:04

O Takoyaki [ たこ焼き ] é uma iguaria muito popular no Japão e surgiu em 1935 em Osaka através de um vendedor ambulante chamado Tomekichi Endo. A versão original era chamada de Radioyaki. Segundo a lenda o nome se originou da palavra “radio”, que na época era um aparelho eletrônico que estava no auge.

Dizem que Endo se inspirou no Akashiyaki, um bolinho famoso da cidade de Akashi (Província de Hyogo), cuja massa era feita de ovos e carne de polvo. A popularidade começou em Kansai, mas logo se espalhou para o resto do Japão, tornando-se um dos alimentos mais populares vendidos em Yatai (barracas de de comidas de rua).

Hoje em dia, existem muitos restaurantes especializados em Takoyaki (takoyaki-ya) e ele pode ser encontrado facilmente em vários locais no Japão como mercados, barracas de rua e até em lojas de conveniência. Mas o que significa Takoyaki? Tako = Polvo, Yaki = Frito, ou seja, podemos chamá-lo de “Bolinho de polvo frito”.

Vocês já comeram Takoyaki? Eu ainda não, aqui onde eu moro existe poucos restaurantes especializados na culinária japonesa, mas pretendo provar logo logo.
Embaixo deixo uma receita de Takoyaki que encontrei em um livro sobre à culinária japonesa, para quem quiser fazer em casa ou tem experiência na cozinha ( no caso eu, sou péssima, mas a gente tenta ne hihi )
Receita de Takoyaki
Ingredientes do Takoyaki (serve 2 pessoas)

Massa:
1 ovo
340 ml água gelada
1/2 colher de chá de molho Dashi
1 colher de chá de molho de soja
Uma pitada de sal
100 g de farinha de trigo
Recheio:
150 g de polvo lavado e cozido
1/2 xícara Tenkasu (farinha de rosca)
Opcional: 6 g Beni Shoga (Gengibre vermelho em conserva)
Opcional: 2 g Sakuraebi – (Camarões secos)

Cobertura
Molho de Takoyaki ou Okonomiyaki
Aonori (alga desidratada)
Katsuobushi (raspas de peixe bonito)
Cebolinhas picadinha
Maionese

Molho de Vinagre
150 ml de água
1/2 colher de chá de Molho Dashi
1 colher de sopa de molho de soja
2 colheres de chá de vinagre
Cebolinha picada

Modo de fazer
Pique o polvo em pedaços pequenos. Pique também o beni shoga e a cebolinha. Frite os camarões e reserve. Em outra panela, prepare o molho dashi (no vídeo abaixo mostra como fazer, mas se preferir, pode substituir pelo hondashi).

Em uma vasilha, coloque o ovo e misture com uma espátula. Acrescente a água gelada, o hondashi, molho de soja e o sal. Misture bem. Acrescente aos poucos a farinha, previamente passada por uma peneira, misturando de vez em quando para não empelotar. Misture bem para que a farinha dissolva bem.

Unte as forminhas com óleo para evitar que a massa grude na chapa. Aqueça a panela de takoyaki (no fogo ou na energia, caso seja elétrica). Preencha todas as reentrâncias com o massa preparada anteriormente. Distribua os ingredientes do recheio por cima da massa, como o polvo picado, beni shoga, cebolinha.

Cobre com um pouco mais da massa e em seguida com a ajuda de um hashi, vai juntando a massa excedente para dentro da forminha e vai girando o bolinho para que ele asse por inteiro. Depois de assados, coloque-os em um prato e adicione a cobertura: Molho de takoyaki ou okonomyaki, maionese, aonori e Katsuobushi.

MaBi
MaBi

Mensagens : 8
Data de inscrição : 17/08/2016
Idade : 33
Localização : Montes Claros

Ir para o topo Ir para baixo

Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo ) Empty Re: Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo )

Mensagem por Demi CG Illustrator Qua 17 Ago 2016, 21:40

美味しそうですね!
Demi CG Illustrator
Demi CG Illustrator

Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/08/2016
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo ) Empty Re: Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo )

Mensagem por Paulão Qua 17 Ago 2016, 22:10

Demi CG Illustrator escreveu:美味しそうですね!
Realmente parece muito bom, mas eu não posso comer proteína, então, a não ser que alguém invente uma versão vegetariana ou vegana, eu não poderei comer! Laughing
Mas vontade não falta.
Me lembro muito bem de que quando eu fazia japonês no Kumon, nos bloquinhos sobre comida, seeeempre tinha a palavra たこ焼き (takoyaki). Very Happy
Paulão
Paulão
Admin

Mensagens : 31
Data de inscrição : 16/08/2016
Idade : 26
Localização : Ribeirão Preto, SP - Brasil

https://nihongogakkou.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo ) Empty Re: Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo )

Mensagem por MaBi Qui 18 Ago 2016, 00:08

Demi CG Illustrator escreveu:美味しそうですね!

わかりません、でも見って美味しいです
MaBi
MaBi

Mensagens : 8
Data de inscrição : 17/08/2016
Idade : 33
Localização : Montes Claros

Ir para o topo Ir para baixo

Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo ) Empty Re: Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo )

Mensagem por Paulão Qui 18 Ago 2016, 00:25

MaBi escreveu:
Demi CG Illustrator escreveu:美味しそうですね!

わかりません、でも見って美味しいです
Significa "parece gostoso", MaBi.
Paulão
Paulão
Admin

Mensagens : 31
Data de inscrição : 16/08/2016
Idade : 26
Localização : Ribeirão Preto, SP - Brasil

https://nihongogakkou.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo ) Empty Re: Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo )

Mensagem por LokiGirl Qui 18 Ago 2016, 00:54

Waaaa ....たこやき が すき....ほんと に ほんと に ほんと に.....ほんと に が すき ☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆
はい,はい, この (nao sei se é "kono" ou "ano", esqueci x.x) たこやき わ おいし だ よ ♪( ´θ`)ノ
Pacchan, embora não seja bem de polvo, na Liberdade fazem uma versão que vai queijo ou legumes dentro do bolinho u.u
LokiGirl
LokiGirl

Mensagens : 24
Data de inscrição : 17/08/2016
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo ) Empty Re: Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo )

Mensagem por Lucas Moji Qui 18 Ago 2016, 14:05

Irei fazer um dia, i hope
Lucas Moji
Lucas Moji

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo ) Empty Re: Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo )

Mensagem por MaBi Qui 18 Ago 2016, 18:59

Paulão escreveu:
MaBi escreveu:
Demi CG Illustrator escreveu:美味しそうですね!

わかりません、でも見って美味しいです
Significa "parece gostoso", MaBi.

Sim x'D eu quis dizer que eu não conhecia porque nunca provei,por isso depois coloquei ' mas parece ( olhar ) gostos, acho que eu deveria ter colocado algo a mais depois do wakarimasen x'D
MaBi
MaBi

Mensagens : 8
Data de inscrição : 17/08/2016
Idade : 33
Localização : Montes Claros

Ir para o topo Ir para baixo

Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo ) Empty Re: Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo )

Mensagem por Margarida Sex 19 Ago 2016, 22:30

Aaaah, takoyaki <3
Provei este ano numa festinha lá na casa da sensei e gostei... Wink  Mas fiquei com um gostinho de "ainda preciso provar lá no Japão mesmo" tongue
Margarida
Margarida

Mensagens : 5
Data de inscrição : 19/08/2016
Idade : 27
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo ) Empty Re: Culinária: Takoyaki ( Bolinho de Polvo )

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos